O GLOBALGAP começou em 1997 como EUREPGAP, uma iniciativa do setor retalhista agrupada no EUREP (Euro-Retailer Produce Working Group). O setor retalhista britânico, juntamente com os supermercados da Europa continental, começaram a tomar consciência das preocupações crescentes em torno da segurança alimentar, do impacto ambiental e da saúde, segurança e bem-estar dos trabalhadores e dos animais.
O GLOBALGAP é um programa privado de certificação voluntária, com reconhecimento internacional de Boas Práticas Agrícolas (Good Agricultural Practices GAP). Seu objetivo é aumentar a confiança do consumidor na segurança alimentar, demonstrando o compromisso do produtor com a segurança e sustentabilidade alimentar. É uma ferramenta para abrir novos mercados e fidelizar os já existentes.
Atualmente, a segurança alimentar tornou-se uma questão de interesse global, onde consumidores e distribuidores estão preocupados com os resíduos de pesticidas que podem ocorrer nos alimentos.
O padrão é composto por módulos que integram o processo produtivo, desde o seu início até a retirada do produto do estabelecimento.
Hoje, o GLOBALGAP é o programa de garantia líder mundial.
Todo o mundo.