GLOBALGAP

GLOBALGAP - Boas Práticas Agrícolas

O GLOBALGAP começou em 1997 como EUREPGAP, uma iniciativa do setor retalhista agrupada no EUREP (Euro-Retailer Produce Working Group). O setor retalhista britânico, juntamente com os supermercados da Europa continental, começaram a tomar consciência das preocupações crescentes em torno da segurança alimentar, do impacto ambiental e da saúde, segurança e bem-estar dos trabalhadores e dos animais.

O GLOBALGAP é um programa privado de certificação voluntária, com reconhecimento internacional de Boas Práticas Agrícolas (Good Agricultural Practices GAP). Seu objetivo é aumentar a confiança do consumidor na segurança alimentar, demonstrando o compromisso do produtor com a segurança e sustentabilidade alimentar. É uma ferramenta para abrir novos mercados e fidelizar os já existentes.

Atualmente, a segurança alimentar tornou-se uma questão de interesse global, onde consumidores e distribuidores estão preocupados com os resíduos de pesticidas que podem ocorrer nos alimentos.

Pontos Principais do Padrão GLOBALGAP:

  • Rastreabilidade (monitoramento)
  • Técnicas de produção (uso controlado de agroquímicos)
  • Proteção ambiental
  • Aspectos higiênicos (ausência de contaminação química, física e biológica)
  • Aspectos sociais (ambiente de trabalho adequado)

O padrão é composto por módulos que integram o processo produtivo, desde o seu início até a retirada do produto do estabelecimento.

Hoje, o GLOBALGAP é o programa de garantia líder mundial.

Produtos ou Itens

  • Aquicultura
  • Plantações
  • Produção animal
  • Cadeia de custódia
  • Fabricação de alimentos para animais
  • Transporte de Animais
  • Material de reprodução vegetal

Elementos Chave

  • Garante o monitoramento (rastreabilidade) dos produtos, permitindo ao consumidor conhecer a origem das matérias-primas.
  • Verifica-se o compromisso do produtor com a produção de alimentos saudáveis e seguros de forma sustentável.
  • Melhora a gestão da empresa agrícola através da implementação de processos de qualidade.
  • Garante o acesso dos produtos aos mais exigentes mercados internacionais.

Area de aplicação

Todo o mundo.