A Naturland é uma associação de agricultores biológicos que promove a agricultura biológica em todo o mundo. Atualmente, mais de 65.000 agricultores em 58 países gerem uma área de cerca de 400.000 hectares de acordo com os Padrões Naturland. O regulamento da UE sobre a produção biológica define os padrões mínimos para a agricultura biológica, enquanto a Naturland impõe requisitos e normas mais elevados que abrangem áreas adicionais. Desde 2010, produtores e processadores podem solicitar certificação voluntária adicional de acordo com os Padrões de Comércio Justo da Naturland. Têm em conta toda a cadeia de valor global e incluem preços justos para os agricultores e relações honestas a longo prazo.
O âmbito de aplicação dos Padrões de Certificação Naturland abrange plantações orgânicas, produção animal, aquicultura, pesca sustentável, processamento, bem como setores não alimentares, como gestão florestal, cosméticos e têxteis. Os Padrões Sociais são parte integrante da Certificação Naturland. Com a sua certificação complementar Naturland Fair Trade, introduzida em 2010, a Naturland foi a primeira associação agrícola a combinar o comércio biológico e o comércio justo sob um único logótipo, que se aplica tanto aos produtos do norte como do sul.
Os padrões da Naturland são universalmente compreendidos e aplicados uniformemente em todo o mundo, tanto pelos produtores como pelos processadores da Naturland.
Em contraste, o regulamento Naturland da UE impõe requisitos e padrões mais elevados que abrangem áreas adicionais, como culturas perenes em regiões tropicais, como café e cacau, aquicultura e pesca sustentável. Além disso, de acordo com as normas da Naturland, toda a unidade de produção deverá passar para o sistema orgânico (Conversão Completa) e deverá respeitar as Normas de Responsabilidade Social da Naturland. Estas abrangem, entre outros, os direitos dos homens e das mulheres.